parallax background

TUTORIAL: Desenhando Mangá com o Sketchbook + BÔNUS

SketchBook de GRAÇA pra todo mundo!
7 de maio de 2018
 

Mesmo com 160 pincéis padrão para membros do SketchBook Pro e mais de 50 conjuntos de pincel gratuitos aqui no blog oficial do Autodesk Sketchbook para baixar e adicionar ao aplicativo, algo estava faltando. Nós precisávamos de alguns pincéis feitos especificamente para desenhar mangá. Então foi criado o Brush Basics Manga. Foram lançadas no Sketchbook muitas texturas divertidos no passado para adicionar detalhes ao mangá, mas a ilustração do mangá exige ferramentas diretas para arte de linha e cores. Foram estudadas as ferramentas de desenho específicas de mangá de uma variedade de outros aplicativos com os quais as pessoas costumam se comparar (incluindo o Clip Studio Paint e o PaintTool SAI) e então surgiu a própria versão de pincéis de mangá para o Sketchbook.

O que contém no pacote de Brushes?

Este conjunto inclui 22 pincéis que são agrupados em três categorias. Com destaque para os Manga Draft Ink Pen, Manga Line Art Ink Pen, Manga Digital Watercolor, Watercolor Square, e Soft Airbrush.



ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito-brushes

Tutorial passo-a-passo: como desenhar ilustrações de mangá usando o Autodesk Sketchbook

Primeiro, use o Drafting Pencil ou o Rough Pencil para o seu esboço preliminar. Esboce a pose geral e a forma do corpo. (Não acrescente roupas ainda!) Não se concentre muito nos detalhes. É bom usar um fundo mais escuro nesta etapa para poder ver cada pequeno detalhe. Um fundo branco às vezes dificulta a visão de traços mais leves.

ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito

Em seguida, use a Manga Draft Ink Pen para criar um esboço mais definido. Desligue o fundo escuro até a hora em que for colorir, para ver melhor a lineart. Nesta fase é onde você decide a pose final e roupas. Você pode ver que eu brinquei com a colocação do braço aqui; uma pose parecia mais natural que a outra. Eu também a redimensionei um pouco com a ferramenta Transform para fazer suas proporções mais como um mangá.

ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito

Deixe a layer do rascunho com uma opacidade de ~25% e faça os traços definitivos por cima com o Manga Line Art Ink Pen. Você pode usar da ferramenta Predictive Stroke para garantir que as linhas fiquem suaves e limpas.

ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito

Este é um conteúdo disponibilizado em inglês no Blog Oficial do Autodesk Sketchbook, eu apenas traduzo para o português.

Em seguida, deixe a camada/layer de esboço invisível. Use a ferramenta Magic Lasso Tool para destacar/selecionar as áreas onde você vai colorir. Designe uma camada para cada bloco de cor. Depois de selecionar a área que deseja colorir, use o Manga Fill Brush para pintar a área. Neste ponto, você pode ativar um fundo mais escuro para poder ver facilmente suas cores mais claras.



ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito



ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito

Em seguida, ative a opção Bloquear Transparência (Lock Transparency) para cada layer/camada e use os pincéis Manga Digital Watercolor para adicionar efeitos de sombreamento e realce. Eu usei principalmente os pincéis Watercolor Square para pintar a pele e o cabelo. Também usei a ferramenta Blur para às vezes misturar as cores.



ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito

Depois de terminar a coloração, adicione uma camada de reflexos brancos na pele e fios de cabelo soltos. Isso dará ao seu personagem mais dimensão.



ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito-0077

Finalmente, desligue o fundo escuro e decida o que fazer a partir daí. Neste caso do desenho feito no tutorial, um céu nublado à tarde se adequou à paleta de cores.



ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito

Foi usado o Clouds Brush Set lançado anteriormente para pintar as nuvens. Para o primeiro plano, usamos o pincel Dust Motes do conjunto de pincéis Sparkles, Neon e FX lançado anteriormente e o pincel Speckled do conjunto de pincéis padrão Essentials para adicionar mais dimensão.



ilustrador-freelancer-campinas-manga-tutorial-gratuito-FINAL

 

Instalando o Pacote de Brushes

Se você estiver usando a versão mais recente do SketchBook para desktop, basta clicar duas vezes no arquivo .skbrushes e ele será instalado automaticamente. Confira este artigo para todos os detalhes sobre pincéis e versões.

Para fazer o download do pack e se divertir com as novas possibilidades de pintura, clique abaixo!

Download do Pack de Brushes

Bruce Azkan
Bruce Azkan
Ilustrador, Designer Gráfico e Web Designer Freelancer.

Os comentários estão encerrados.