parallax background

Yuru Yuri – Perfect Math

sketchBook custom tetisuka bia-chan editora criativo bruce azkan ilustrador freelancer destaque
SketchBook Custom: Tetisuka
16 de junho de 2017
neon-fusion-oak-catarse-destaque
Neon Fusion
28 de novembro de 2017
 

Neste post falarei um pouco sobre o Yuru Yuri, do sensacional professor Ronaldo Bento, na plataforma RPG Maker VX Ace.

E u particularmente adorei o jogo logo de cara, devido à sua intenção e finalidade. Mas falarei mais dos detalhes adiante.

Morador da cidade de Suzano/SP, o professor Ronaldo descobriu o RPG Maker através de um aluno e se interessou pela engine. Preocupado com a maneira com que os alunos aprendem as coisas, e se de fato realmente aprendem, ele passou a experimentar a engine e chegou a concluir o jogo Dragon Shadow - Sword of Light, junto de Junior de Souza, Joefather e Luiz Felipe Martins.

Dragon-Shadow-Sword-of-Light-Ronaldo-Bento-RPG-Maker-VX-Ace
Colaboração do amigo Star Gleen!


Seu segundo jogo é Yuru Yuri, feito em seu projeto chamado Jogos Lógicos e já tem uma versão disponível, que será lançada futuramente com mais melhorias.

Abaixo, deixo mais detalhes sobre o jogo e o que você pode encontrar nesta linda peça.

parallax background

Abaixo, uma breve descrição do jogo e sua ficha técnica

 

Sobre a Matemática

A Matemática é fruto da criação humana, da qual fazem parte erros e acertos, a criatividade, o raciocínio lógico, o cognitivo, as estratégias, suposições e críticas. Ela, como qualquer outra ciência, não deve ser tratada de maneira complexa, mas de uma maneira para que esta seja aprendida por todas as pessoas, não apenas pelas mais talentosas.

O importante é perceber que a Matemática pode ajudar a desenvolver diversas capacidades como as de generalização, projeção, da abstração para a construção do conhecimento, entre outras, em que essas capacidades contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento criativo.

Sobre o Mangá e o Anime

YuruYuri (ゆるゆり em kanji?) (Yuri Tranquilo em português) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Namori. Uma adaptação para anime criada pelo estúdio Dogakobo foi ao ar no Japão entre Julho e Setembro de 2011; a segunda temporada da série foi ao ar entre Julho e Setembro de 2012.

O anime leva o gênero comédia de estudantes, sobre uma turma de garotas aprontando o que quiserem no Clube da Diversão situado onde ficava o antigo e desativado Clube do Chá. O anime mostra elas vivendo momentos divertidos com suas atividades.

Motivação do professor Ronaldo para elaborar o jogo

A concepção do projeto é relevante à minha atual profissão como professor de escolas estaduais e particulares (no caso instrutor de informática) e pelos resultados em que se encontra o atual desempenho do Brasil, em relação ao conhecimento e habilidades na disciplina de Matemática.

Além disso, minha sobrinha de 10 anos está com dificuldade na disciplina mencionada. Portanto, decidi tentar fazer um jogo educativo destinado a crianças e pré-adolescentes promovendo a criatividade, o raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo, as estratégias, suposições através de quatro Mini Games distintos.

Ficha Técnica

Criador: Ronaldo Bento
Gênero: Educativo/Matemático – Puzzle – Quiz
Engine: RPG Maker VX Ace
Design e Characters & Scenario: from Yuru Yuri
Design Logos: Bruce Azkan
Idioma: Português Brasileiro
Testadores: Romeo Charlie Lima/Bruna/Junior de Sousa/Gustavo M. Queiróz
Início do projeto: 18/09/2017
Lançamento do projeto: 29/09/2017
Duração do jogo: aproximadamente 30 minutos



 

O que pode ser encontrado no jogo Yuru Yuri

Ele promove a criatividade, o raciocínio lógico, desenvolvimento cognitivo e as estratégias para o Cálculo Mental. Dentre outras.

São 4 Mini-Games:

QUIZ – PERFECT MATH

É o principal Mini-Game do jogo. Aborda problemas matemáticos para o jogador treinar e exercitar suas habilidades e conhecimento. Ao completa-lo será exibido um encerramento no formato de cutscenes do anime Yuru Yuri (assim como a abertura do jogo) e os créditos finais. É aqui que você zera o joguinho! :D

YURU YURI - PERFECT MATH

Mini-Game Matemático, na qual o objetivo é responder corretamente as perguntas dentro do limite do tempo. Contém quatro níveis de dificuldades: Fácil, Normal, Difícil e Lunático.

SLIDING PUZZLE GAME

Mini-Game que consiste em mover blocos até que a imagem esteja completa. Contém quatro modelos com as personagens do anime.

YURU YURI – MELODIA

Mini-Game com sistema de música, efeitos visuais e jogabilidade rápida e simples. Contém Três modelos com as personagens do anime, além disso, possui três níveis de dificuldades: Fácil, Normal e Difícil.

parallax background

A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. (Albert Einstein)

 

Eu acho a ideia simplesmente sensacional. É motivo de gratidão termos um educador preocupado em fornecer novas maneiras de aprendizado para seus alunos.

Como eu tenho dito, é engraçado como nunca existe muito apoio em projetos deste tipo, PRINCIPALMENTE quando se trata de educação. Mas aí é só surgir algo assim que claro, as leis caem matando em cima com seus impostos e burocracias para permitir a distribuição. MESMO sendo com o puro propósito de educar, sem ganhos monetários. De qualquer modo, acho que é bom mantermos a esperança de que fazendo projetos assim, estamos fomentando a visão e o alcance da intenção do projeto, trazendo, quem sabe, maiores possibilidades e recursos no futuro por parte dos poderes e das leis de incentivo.

Clicando aqui, você pode adquirir a sua cópia do Yuru Yuri - Perfect Math. É só clicar e começar a aprender, se divertindo à beça!

Gameplays do jogo

Canal Biblioteca dos Jogos

Colaboração do amigo Gustavo M. Queiróz!



Contribuição do amigo Gustavo M. Queiróz

Condado TV

Gameplay realizado pelo Romeo Charlie Lima, do canal Condado TV



Player Banzai







Gameplay realizado pelo Anderson, do canal Player Banzai



Canal Café Gamer

Gameplay realizado pelo amigo e parceiro Felipe Lopes, do Canal Café Gamer
 

Coletânea de pôsteres de divulgação do jogo Yuru Yuri - Perfect Math

Clique no botão abaixo da imagem para baixar!

bruc eazkan yuru yuri perfect math artbook
 

SCREENSHOTS

Abaixo eu vou deixar uma palinha do que pode ser encontrado nesse game que vale cada minuto jogado. Mesmo que você já seja mestre em matemática, pode apertar o play, a diversão é garantida. E não esqueça de compartilhar com os amigos! Compartilhar coisa boa faz bem pro coração!

yuru yuri - perfect math - ronaldo bento - rpg maker vx ace Color
Ronaldo Bento - Jogos RPG Maker VX Ace
yuru yuri - perfect math - ronaldo bento - rpg maker vx ace - AMOSTRA01
Romeo Charlie Lima - Reviews de jogos no Youtube
yuru yuri - perfect math - ronaldo bento - rpg maker vx ace - AMOSTRA03
Designer e Ilustrador e web Designer Freelancer
yuru yuri - perfect math - ronaldo bento - rpg maker vx ace - AMOSTRA02
yuru yuri - perfect math - ronaldo bento - rpg maker vx ace-MINIATURA
yuru yuri - perfect math - ronaldo bento - rpg maker vx ace - AMOSTRA04
 

NOVA VERSÃO DO JOGO ADICIONADA

Yuru Yuri - Perfect Math +

Yuru Yuri - Perfect Math PLUS +

Bem-vindo(a) a esta nova etapa do jogo educacional Yuru Yuri – Perfect Math denominado Yuru Yuri – Perfect Math Plus.

Como você já sabe, a Matemática é uma parte importante de sua vida. Ela está presente em todos os lugares, inclusive nos Games.

Jogo desenvolvido com especificações ao complemento do estudo da Matemática em sua casa, no laser, abordando o Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano. Yuru Yuri – Perfect Math promove conteúdo para o 6° e 7° ano e Yuru Yuri – Perfect Math Plus promoven conteúdo para o 8° e 9° ano.

Gostaria muito de que aceitasse este convite para testar o jogo, participando ativamente de todos os desafios propostos.

Vamos Começar? O botão para DOWNLOAD fica logo abaixo.

Bruce Azkan
Bruce Azkan
Ilustrador, Designer Gráfico e Web Designer Freelancer.

105 Comments

  1. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Valeu Felipe Lopes!

  2. Luiz Carlos disse:

    Beleza de jogo professor eu já tinha ouvido falar nele, mas achei que era quiz de texto. kkkkkk quebrei a cara!!!

  3. Inacio Bruno disse:

    Olâ Ronaldo, muito bom ver o quanto evoluio seus projectos , talvez nao lembre de mim ” Lord Asmita” Criador do Saint Seiya Destiny, acho que nos conhecemos pela net a uns 4 anos atras, fico orgulhoso em ver que projeta jogos ate hoje e ainda por cima educativos, como esta o projeto do Dragon Shadow? Um abraço meu amigo Maker.

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Olá Inacio Bruno! Claro que lembro! Você ajudou muito com os puzzles do Dragon Shadow… Você sumiu e já retomou o espetacular Saint Seiya Destiny?

      Muito obrigado pelo apoio e sucesso meu amigo!

  4. Valdemir Bevilacqua disse:

    Parabéns meu colega!

  5. Jonas Zaggo disse:

    Muito original e inteligente… Mesmo não conhecendo o anime, dá pra ver que a ideia foi bem executada… =]

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Muito Obrigado pelo comentário Jonas!

      É um privilégio receber um apoio de uma grande profissional na área musical… E um grande Maker!

  6. Ovni disse:

    Gostei da proposta dos dois jogos.

  7. Yamazaki disse:

    “As palavras não são fórmulas matemáticas, mas precisam ser matematicamente formuladas.” Juahrez Alves

    Legal a proposta do jogo!

  8. Pedro Luedu disse:

    Começo agradecendo a você por acreditar no trabalho do professor Ronaldo é raro ver jogos de matemática gratuito com um espaço como esse que você proporcionou. O jogo é legal, educativo e nem um pouco cansativo. jogo okay!

  9. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário!

    Professores de matemática sabem que o interesse estimula a prática, que a prática leva para o progresso, o progresso traz autoconfiança e persistência na solução de problemas. Pelo Brasil, aulas de matemática têm sido reinventadas pelo uso de games. Acredito que um dia será possível dizer com mais propriedade que o uso de games (mesmo fora das escolas) será capaz de melhorar o desempenho dos alunos.

  10. Romeo Charlie Lima disse:

    Saudações!

    Professor Ronaldo Bento,

    Meus parabéns por mais um projeto excelente! Que venham muitos outros jogos!

    E Bruce, agradeço novamente pela criação do logotipo para mim, vocês dois são fantásticos!

    Até mais!

  11. Vradimir Vadão disse:

    Então professor, terminei o jogo e gostei até dos créditos e sucesso com o jogo!

  12. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Olá pessoal!
    Muito obrigado pelo comentário e também pelo feedback!

  13. Maria do Carmo Rocci Perroni disse:

    Proposta interessante e parabéns pela iniciativa…

  14. Luciano Marzocca disse:

    Legal seu jogo, principalmente para crianças e meninas já que ele é bonitinho!!

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Agradecido pelo comentário Luciano!

    • Poxa, que triste. O cara do Calendário Geek fazendo um comentário assim :\
      Você está um pouco desatualizado, me perdoe.
      Meninas de anime chamam muito mais a atenção do público masculino do que do feminino e de crianças. Crianças gostam é de Cartoon Network.
      Não quero ofender ninguém, só achei que alguém envolvido no ramo pudesse colaborar com um comentário melhor, e pelo menos testar o jogo antes de classifica-lo como “bonitinho e pra meninas”.

      Parabéns pelo trabalho, sr. Ronaldo Bento. Acredito que este atinja muitos públicos, você vai longe!
      Ah, e parabéns pro Bruce por ter tirado um tempo pra fazer o post, tu tá me devendo umas artes, viu? kkk

  15. Ronaldo Rodrigues Bentoo disse:

    Muito Obrigado pelo comentário Anna Lucia!

  16. Ronaldo Rodrigues Bentoo disse:

    Muito obrigado pelo comentário Cleusa!

    Valeu também pela divulgação!

  17. King Ragnar disse:

    Quando eu joguei a primeira vez… Tive que jogar todos os desafios, jogo sensacional e com ótima finalidade. Apoio total ao Projeto Jogos Lógicos, tanto com o meu canal ou com o meu site.
    Boa sorte com seus trabalhos, Professor Ronaldo e Bruce Azkan.

  18. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário Ana!

    Concordo plenamente com sua opinião… Novamente muito obrigado!

  19. Thiago Macêna Lima disse:

    É muito gratificante ver projetos como esse. Também sou da área da educação, sou professor de Educação Física e instrutor de Taekwondo e inevitavelmente acabamos tendo contato com alunos com dificuldades de aprendizado em diversas matérias, algumas vezes até com dificuldades na alfabetização. Normalmente na minha disciplina os alunos tendem a se abrir mais com o professor e serem mais receptivos e assim conseguimos auxilia-los na medida do possível com suas dificuldades em outras disciplinas. Infelizmente o método de ensino predominante em nosso país acaba não sendo inclusivo e democrático, seguindo uma linha base favorecendo apenas um grupo de indivíduos que tenham determinadas inteligencias mais desenvolvidas (como no caso do tema do jogo a inteligencia matemática) e que tenham uma melhor assimilação dos conteúdos por determinada forma de aprendizagem (em sua maioria lógico-matemática e linguística). Com isso ver educadores preocupados em criar ferramentas que auxiliem o aprendizado e desenvolvimento dos alunos é animador. Conheço o trabalho do professor Ronaldo e vejo a evolução e o empenho que ele tem dedicado aos seus projetos. Está de parabéns

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Muito Obrigado pelo comentário meu amigo e vizinho: Professor Thiago!

      Fico muito contente com as palavras dos colegas professores, pois os games estão presentes nas empresas, por exemplo, “gamificação” que pode ser utilizada como forma de compartilhar conhecimento e testar o aprendizado de colaboradores, algo já utilizado por companhias de diversos portes e segmentos. Sonho com “games na educação”, mas sem deixar de lado o que realmente funcionou e ainda funciona no sistema de ensino.

  20. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário Diego! E sucesso com o magnifico MMORPG Eternal Quest… Valeu!

  21. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Obrigado pelo incentivo e agradeço também pela divulgação Alexandre!

  22. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário Professor Alexandre!

  23. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Obrigado pelo comentário Fabrício!

    Possivelmente teremos outros games educativos!

  24. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário e apoio Bianca!

  25. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Idem meu amigo Augusto!

  26. Romualdo Silva disse:

    Inacreditável e indiscutido!

  27. Pedro Soares disse:

    Gostei do que vi! Terá continuação? já que o jogo é curto?

  28. Mauricio Hoje disse:

    Legal agora temos vídeo também. Eu baixei e joguei até o final. O Quiz está muito legal, mas outros joguinhos voltam para o começo? Não sei nada em criar jogo mas eu gostei e gostaria de ver de outras matérias. Ok!

  29. Uddra disse:

    Eu fico contente, de verdade, de ver o empenho do Ronaldo em levar os projetos além e desenvolver um game como Yuri Yuri! Isso se torna um exemplo, minhas forças estão com seu projeto. Parabéns a equipe!

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Muito Obrigado pelo comentário Uddra!

      Palavras muito gentis e animadoras… A equipe está ajudando muito e outros também estão contribuindo muito assim como você!

  30. Pedro Gandolla disse:

    Uma atitude honrosa!

  31. Mahatma Gandhi disse:

    “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.” Mahatma Gandhi

    Acho muito valido esse tipo de iniciativa e espero muito que de certo!

  32. Luana Braga disse:

    Parabéns professor e muito sucesso com o jogo.

  33. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário Aline!

    Compreendo perfeitamente!

  34. Mariano Moura disse:

    Finalmente, vejo um projeto educacional grátis feito por professores para alunos e não merchandising.

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Muito Obrigado pelo comentário Mariano!

      Compreendo seu raciocínio, pois já vi jogos feitos no Brasil todo pensado para crianças do EUA, do idioma até mesmo as referências culturais.

  35. Sonia Blade disse:

    Começo citando Esopo:
    -Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
    Um professor que busca algo de novo mesmo sem apoio (no caso da educação, já que é evidente que muita gente apoia a iniciativa da equipe) está aprendendo para depois ensinar como mencionado por Esopo. Parabéns e que colha muitos frutos!

  36. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário Angelo. Você é um cara muito Nobre !

  37. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Obrigado pelo comentário, mas é apenas uma iniciativa!

  38. Junior Sacarema disse:

    Olá Gustavo!
    Você também está ajudando na divulgação do jogo do professor?

  39. Junior Sacarema disse:

    Quem compartilha o que sabe muda a história de quem aprende. Achei incrível postar no dia dos professores um trabalho do professor. Sucesso renovado!!

  40. Silvia Galvão disse:

    Confesso que não sou muito de jogos, porém como pedagoga apoio tudo que busca minimizar os efeitos da perversos Matemática… Abraço!

  41. Vladimir Vadão disse:

    Tudo que envolve educação é valido, principalmente em se tratando de matemática que não é tão empolgante para grande parte dos alunos.

  42. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo comentário Eleonora!

  43. Mai Nakamura disse:

    Educação…Anime…Game… Isso não é pegadinha é real?

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Oi Nakamura!

      Você sabe que é real, pois você já jogou não é mesmo?

      Muito Obrigado pelo comentário!

  44. Leonor Sêco disse:

    Conheço o professor há muito tempo e confio plenamente em seus projetos. Mais que recomendado.

  45. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo excelente comentário Gustavo!

    Um magnifico e motivador exemplo que muita gente não compreende ou não quer compreender!

    Thank you again!

  46. Marcelo Brito disse:

    O grande Matemático Pitágoras disse: “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos.” Hoje o trabalho (na sua grande maioria) é tecnológico até mesmo na agricultura. O jeito de comunicarmos, de comprar, vender, locomover, laser até mesmo nos relacionamentos afetivos. E porque na escolas, ainda estamos na era do lápis e borracha?

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Fala Marcelo!

      Primeiramente muito obrigado pela citação do Grande Pitágoras!

      E muito obrigado pelo comentário e apoio!

  47. Matheus Maximinien disse:

    Cara, achei muito foda essa iniciativa.
    Acho que muito mais alunos deveriam conhecer o jogo e farei questão de divulgar ao máximo para meus amigos.

    Parabéns pela matéria e a todos os envolvidos pelo desenvolvimento e lançamento do jogo. Por mais professores e ideias assim!

  48. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Fala Fernando!

    Como assim não jogou ainda? Matemática é vida! Eu gravei os vídeos para ajudar na divulgação e incentivar a jogatina… Obrigado pela força primo!

  49. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Agradeço muio o comentário Fabio Novaes!

  50. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado pelo apoio Fabiana!

    Agradeço muito pelas singelas palavras de apoio… Acredite seu comentário cativou muito este professor que vos escreve!

  51. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Olá Afonso!

    Quanto tempo e muito obrigado pelo comentário!

  52. Sandro Rocha disse:

    Legal essa iniciativa de vocês! Levantamos uma discussão no fórum do Condado Braveheart sobre direitos autorais e incentivos não foi mesmo? Você mencionou “Esperança” em fomentar projetos como esse! E não estava brincando! volta a repetir – Como professor de Matemática apoio totalmente, contudo, não apoio a Instituição que deveria fomentar esse tipo de projeto.

    Sorte e conte comigo para ajudar nos próximos projetos!

  53. Sandro Vieira disse:

    Começo parabenizando toda equipe e deixo minhas palavras as palavras do professor Florestan Fernandes:

    “Um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego como as que temos.”

  54. Pedro Soares disse:

    A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza – uma beleza fria e austera, como a da escultura e agora games educativos.

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Muito Obrigado pelo comentário Pedro!

      Os Games educativos vão crescer em progressão geométrica… Eu acredito!

  55. Margarete Check disse:

    Também sou professora e cansei de ouvir que professores são desatualizados e despreparados em relação à tecnologia, por isso, que o aluno não respeita o professor… E agora cadê o reconhecimento? Parabéns pelo jogo e sucesso!

  56. Mauricio Hoje disse:

    Opa! já que o post é uma especie de homenagem aos professores, cito Paulo Freire:

    “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

    Projeto interessante para ajudar esses jovens de hoje em dia.

  57. Shiro Nakamura disse:

    Já joguei e recomendo não só para as crianças. Valeu!

  58. Lucy Mandona disse:

    Só é possível ensinar uma criança a gostar de Matemática, inovando-a. Maravilhosa iniciativa e meus singelo agradecimento!

  59. Leandro Murio disse:

    Segundo o escrito e professor Coelho Neto: – É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.

    Um projeto que busca “educar” através de jogos é fenomenal, já que nossas crianças na larga do jogo mesmo, que seja um exemplo…

    Parabéns a equipe de desenvolvimento!!!

  60. SubZero disse:

    Na construção de nosso conhecimento, os livros, cadernos, áudio visual e agora games são os tijolos, concretos e outros matérias e os professores são os pedreiros. Sucesso com seus projetos.

  61. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado Bruno!

  62. A sociedade realmente precisa de educadores que se preocupem no que concerne a matéria da educação básica e, na forma da educação, em geral.

    Em especial, nesse dia do professor agradeço muito a oportunidade de poder trabalhar com Professor Ronaldo desenvolvendo e promovendo iniciativas como essa, que suprem a demanda pelo avanço nos métodos de ensino. A sociedade está cada vez mais complexa e é nosso dever tornar mais atrativo o estudo para que possamos construir melhores níveis de consciência, raciocínio lógico e, sobretudo, criticidade nos alunos.

    Gostei muito da matéria e adorei o jogo. Meus parabéns pelo trabalho Bruce. Virei seu seguidor hahaha

    • Mauricio Hoje disse:

      É mesmo o jogo refere-se a educação básica. Concordo para avançar é preciso focar na base. Muito bem colocado e o post é nota 10!!

  63. Ronaldo Bento disse:

    Para contribui com esse belo post do amigo Bruce Azkan

    Transferir conhecimento de Paulo Freire

    “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

    Muito Obrigado!

  64. Romualdo da Silva disse:

    “O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.”
    William Arthur Ward

    Esse é o professor Ronaldo Bento

  65. Osma Silva disse:

    Conheço o professor e aprovo totalmente essa iniciativa e gostei do blog.

  66. Star Gleen disse:

    Ronaldo Bento sempre inovando em formas de mesclar conhecimento com diversão. Muito bom trabalho, matéria muito boa também.

  67. Ronaldo Rodrigues Bento disse:

    Muito Obrigado meu amigo!
    É muito importante o trabalho de divulgação, principalmente nos games educativos, pois como você mesmo disse: “nunca existe muito apoio em projetos deste tipo, PRINCIPALMENTE quando se trata de educação.” Novamente muito Obrigado!

  68. Luiz Gustavo disse:

    eitaaaaaaa, eu vou baixar
    sou horrível em matemática
    tem que instalar ou é só jogar direto?

    • Ronaldo Rodrigues Bento disse:

      Olá Luiz Gustavo!
      Primeiramente obrigado pelo comentário… é para Windows e só precisa descompactar e jogar. Ele possui um documento de game designe explicando como foi feito.

      Muito Obrigado!